ArtesArtes Visuais

O ato criativo como elemento de democratização na arte

A arte está muito mais próxima de nós do que imaginamos. Ela vai muito além de conceitos rebuscados e materiais caros. A arte também está em nosso cotidiano, em objetos presentes na nossa rotina.
 

Prova disso são algumas obras de renomados artistas feitas com recursos simples, como as colagens feitas de jornais de Picasso, ou os objetos transformados em arte por Duchamp, como uma pá, uma roda de bicicleta e o famoso urinol de louça.
 

Neste encontro, Ligia Rebelato falará sobre o ato criador dentro das propostas artísticas que, ao extrapolarem as categorizações tradicionais da arte, a aproximam da vida e do cotidiano, nos proporcionando uma experiência que possa despertar novos olhares e novas percepções.
 

Artistas e trabalhos que serão abordados: a assemblagem e a colagem dentro da obra de Picasso, o objeto cotidiano e o objeto de arte, na concepção do ready-made de Duchamp, o conceito de escultura social, na obra de Joseph Beuys, os artistas neoconcretos: do museu para o corpo, do corpo para a vida e a formação dos coletivos em arte, Coletivo Opavivará! - o público: espetáculo ou espectador?
 

O encontro será realizado pelo Zoom. O link de acesso à atividade será enviado por e-mail e Whatsapp a todos os inscritos.
 

A inscrição para o encontro é gratuita, mas continuamos nossa campanha para ajudar o programa social Gotas de Flor com Amor, sugerindo uma doação de qualquer valor para a compra de cestas básicas e kits de higiene para famílias carentes de comunidades do entorno do Brooklin, Campo Belo e região.
 

Para doação com cartão clique aqui. *Valor Livre (pedimos que coloquem 20 centavos ao final do valor para identificarmos as doações dos participantes do VEC).

 

Mediação

Mediador

Ligia Rebelato

ver bio

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Estética e História da Arte da USP; Especialista em História da Arte pela FAAP e Graduada em Letras – Tradução pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Foi Curadora das exposições “Face dos 70 - Espaços Afetivos” e “Os clássicos são eternos”, no Prisma – Centro de Estudos do Colégio Santa Maria – 2018 e ministra cursos de História da arte desde 2016.

Tags

arte, história da arte, marcel duchamp, picasso

Turma

dia 09/09/2020
(1 encontro)

Quarta-feira
19h às 21h

Nota: Esse curso já terminou. Clique em Avise-me para ser notificado quando abrirem novas turmas.

Avise-me

Quer saber mais?

Entre em contato por

Confira matérias que podem ser de seu interesse

link postagem
VEC VISUAIS CONVIDA

VEC VISUAIS CONVIDA

Um convite a inúmeras vivências.

Postado em 20/07/2020

link postagem
5 razões para você começar a ler HQ

5 razões para você começar a ler HQ

Quer ler mais e não sabe por onde começar? Listamos 5 razões para você começar a ler HQ hoje mesmo e expandir sua visão e criatividade.

Postado em 24/09/2019

link postagem
Bons motivos para fazer curso de teatro em qualquer idade

Bons motivos para fazer curso de teatro em qualquer idade

Quer fazer curso de teatro, mas está em dúvida? Listamos cinco bons motivos para estudar teatro no VEC e brilhar nos palcos da vida.

Postado em 18/09/2019

link postagem
VEC VISUAIS CONVIDA

VEC VISUAIS CONVIDA

Um convite a inúmeras vivências

Postado em 04/09/2020

Cursos em destaque