Música

Canto

Aprender a cantar desenvolve a parte mecânica, muscular e intelectual.


Aqui no VEC o processo de aprendizagem acontece na aula de canto de forma objetiva, descomplicada e divertida. Com a orientação de um professor qualificado, as aulas de canto são personalizadas de acordo com a idade (a partir de 8 anos) e objetivo do aluno em relação ao canto, apoiando a construção de conhecimento em cinco pilares:
 

  • 1. musicalização: percepção, escuta e compreensão dos diferentes aspectos da linguagem musical;
  • 2. técnica: preparo muscular do aparelho fonador através dos exercícios de técnica vocal e do corpo para se conhecer melhor e produzir o som desejado;|
  • 3. criatividade: interpretação e improvisação;
  • 4. leitura musical: escrita tradicional por meio de exercícios musicalmente atrativos e progressivos;|
  • 5. material: escolha de repertório adequado ao nível de aprendizado do aluno para proporcionar uma experiência musical significativa, utilizando arranjos de músicas conhecidas – de diferentes gêneros musicais - para que os alunos de canto desenvolvam e consolidem os conteúdos aprendidos.

Cantar bem não é resultado apenas do conhecimento técnico da voz, adquirido por meio de exercícios e técnica vocal, mas também do corpo como um todo, envolvendo diversas áreas, colaborando com o autoconhecimento. Fazer aula de canto pode trazer benefícios, como a melhora da atenção, concentração, desenvolvimento da criatividade, memória, autoconfiança, autoexpressão e valores como disciplina e persistência. Também é cientificamente comprovado que cantar pode reduzir sintomas de ansiedade e depressão.
 

Podemos dividir o canto em dois grandes gêneros: lírico (também chamado de erudito) e popular. Cada um deles possui suas particularidades e técnica. O canto lírico aparece como solista em composições específicas para esse gênero, em óperas, corais e na canção de câmara. O chamado “canto popular” é o que temos mais contato por meio das mídias em geral. Dentro do canto popular, podemos citar o pop, rock, a MPB, sertanejo, o gospel, jazz, blues, entre outros. Recentemente aparece o CCCA: Canto Contemporâneo Comercial Norte-Americano. Este gênero de canto utiliza a técnica de belting, o canto que ouvimos nas peças de teatro musical.
 

O objetivo da aula de canto é... cantar! Aprender música e desenvolver a voz de modo consciente, sem prejudicá-la. Pode ser um hobby, um treinamento da voz para melhorar a vida profissional e também despertar o artista dentro do aluno.

Mediação

Mediador

Ana Raquel Alonso

ver bio

Mestranda em música pela UNICAMP, é formada em Regência pela UNESP e possui pós-graduação pela Faculdade de Música Carlos Gomes. Participou de diversos festivais de música, workshops e masterclasses onde estudou com grandes maestros e professores. Desenvolve carreira como regente, professora de violão e musicalização, atuando em escolas de música, projetos extracurriculares, UNESCO.

Mediador

Carla Cordeiro

ver bio

Mestranda em Música pela Unesp, bacharel em canto e piano, é licenciada em Música pela Faculdade de Artes Alcântara Machado e pós graduada em Música Brasileira pela Faculdade das Américas. Atua como pianista, cantora, atriz, regente coral e professora de piano, canto, percepção musical e coral em conservatórios, escolas de música e escolas regulares. É integrante do Grupo Musical Toca Mundi.

Mediador

Mari Masson

ver bio

Educadora musical formada pela Faculdade Santa Marcelina, com mais de 400 horas em cursos de especialização em educação musical. Atua como cantora, compositora, professora de canto, violão, musicalização (infantil e adulto). Tem experiência em escolas de música, escolas regulares, espaços culturais e projetos sociais. É professora de Música no Vértice Espaço Cultural desde 2012.

Duração

50 min

Classificação etária

a partir de 7 anos

Investimento

R$ 509,00

Consulte horários e turmas disponíveis nos canais abaixo:

Confira matérias que podem ser de seu interesse

link postagem
Iconografia, Iconologia e outros

Iconografia, Iconologia e outros

Arte Abstrata e Arte Pop

Postado em 12/05/2020

link postagem
VEC Virtual

VEC Virtual

O Vértice Espaço Cultural passa a oferecer aulas online.

Postado em 05/05/2020

link postagem
O mito do herói em Star Wars

O mito do herói em Star Wars

Nesse momento, nada mais resta ao herói. Ouve então a voz de seu falecido mestre, que o orienta a desligar o computador da nave e deixar-se guiar pela Força. Faz isso, e obtém êxito. Um êxito heroico por excelência, numa missão sobre-humana. Assim agem os heróis.

Postado em 01/05/2020

link postagem
Criação artística

Criação artística

A criação artística é um processo, desejo, algo para além das formas de discurso

Postado em 24/04/2020

Cursos em destaque