Música

Canto coral para 3ª idade: A voz da experiência

Relações espontâneas e especiais nascem dos ambientes musicais, principalmente de canto coral. Enriquecem a construção da personalidade, dos símbolos, dos significantes nos pequenos, enquanto apaixonam os mais velhos.
 

Aprofundar os fundamentos do coro por meio de orientações fará com que o participante do grupo cresça e o coral se desenvolva musicalmente, o que vai um pouco além do que apenas se ambientar com repertório dado. Aqui no VEC, os ensaios do coral acontecem de forma divertida, leve e objetiva. Com a orientação da regente, os ensaios do coral são preparados de acordo com os objetivos do grupo em relação ao coral, apoiando a construção do conhecimento musical em quatro aspectos:

  1. musicalização: percepção, escuta e compreensão dos diferentes aspectos da linguagem musical;
  2. técnica: preparo muscular do aparelho fonador através dos exercícios de técnica vocal e do corpo para se conhecer melhor e produzir o som desejado;
  3. criatividade: interpretação do repertório;
  4. material: escolha de repertório adequado para proporcionar uma experiência musical significativa, utilizando arranjos de diferentes gêneros musicais, aproximando o contato com músicas nacionais, internacionais, populares, folclóricas, sacras, etc.

Cantar bem não é resultado apenas do conhecimento técnico da voz, adquirido através de exercícios e técnica vocal, mas também do corpo como um todo; envolve diversas áreas que resultam no conhecimento de si próprio e do outro.
 

A voz é um elemento especial para a expressividade, comunicação, interação, socialização e a qualidade de vida das pessoas. A experiência musical traz benefícios que atualmente são comprovados por estudos na área da neurociência, pois os meios utilizados pelo cérebro humano para a compreensão dessa inteligência unem-se em capacidades complexas como a percepção, a emoção, cognição, aprendizagem, memória e ação. Isso significa que a melhora da atenção, concentração, desenvolvimento da criatividade, autoconfiança, da auto expressão e valores como disciplina e persistência podem ser ampliados pela participação em um coral, além de colaborar com a redução reduzir sintomas de ansiedade e depressão.

Mediação

Mediador

Ana Raquel Alonso

ver bio

Mestranda em música pela UNICAMP, é formada em Regência pela UNESP e possui pós-graduação pela Faculdade de Música Carlos Gomes. Participou de diversos festivais de música, workshops e masterclasses onde estudou com grandes maestros e professores. Desenvolve carreira como regente, professora de violão e musicalização, atuando em escolas de música, projetos extracurriculares, UNESCO.

Classificação etária

Terceira idade

Investimento

R$ 112,00

Bolsas e descontos:
Professores do Colégio Vértice e professores da rede pública serão contemplados com 5 bolsas integrais, concedidas por ordem de inscrição. Os demais professores destes segmentos, receberão desconto de 75%. Profissionais da área de educação e estudantes em geral têm desconto de 50%.
Para este benefício, entrar em contato pelo email: contato@verticeespacocultural.com.br

Consulte horários e turmas disponíveis nos canais abaixo:

Confira matérias que podem ser de seu interesse

link postagem
Curso de Mangá: 3 dicas para você desenhar melhor

Curso de Mangá: 3 dicas para você desenhar melhor

Gosta de desenhar e está à procura de Curso de Mangá? Veja nossas dicas para melhorar seu traço e conheça nosso Curso de Desenho Anime.

Postado em 06/01/2020

link postagem
Horários de funcionamento: dez e jan

Horários de funcionamento: dez e jan

Estamos encerrando as atividades de 2019 e já preparando as novidades da nossa programação para o próximo ano.

Postado em 11/12/2019

link postagem
Razões para tocar um instrumento musical

Razões para tocar um instrumento musical

Quer aprender a tocar um instrumento, mas ainda está em dúvida? Veja os motivos para você tocar um instrumento musical hoje mesmo.

Postado em 10/12/2019

link postagem
Festival das Artes 2019

Festival das Artes 2019

Artes marciais, teatro, música e dança. Assim foi o Festival das Artes 2019, evento do Grupo Vértice de Educação que reuniu mais de 400 alunos do Vértice Espaço Cultural, de várias faixas etárias, e dos cursos extracurriculares do Colégio Vértice. 

Postado em 02/12/2019

Cursos em destaque