Música

Razões para tocar um instrumento musical

Postado em 10/12/2019

Blog Se você está pensando em começar a aprender a tocar um instrumento musical, saiba que além de ser uma prática extremamente prazerosa, estudar música pode trazer uma série de benefícios.

Segundo estudo publicado na revista Telegraph, tocar um instrumento regularmente muda a estrutura do cérebro humano, além de melhorar as capacidades cognitivas do praticante.

Ou seja, tocar um instrumento musical pode influenciar positivamente na vida das pessoas. Quer descobrir outras razões para aprender tocar um instrumento musical? Nós preparamos uma listinha com alguns motivos bem bacanas para você.
 

Aumenta as funções cerebrais



Estudar e praticar música faz um bem enorme para o cérebro, isso porque ajuda a melhorar a capacidade de memória e o desempenho acadêmico; além de aumentar o foco nas tarefas e estimular a concentração.

Tocar um instrumento também libera dopamina, substância causadora do prazer; estimula o relaxamento mental. E mais: o desenvolvimento musical pode reduzir sentimentos de ansiedade e depressão.

Isso acontece porque as partes do cérebro que controlam as funções cerebrais, como a capacidade de escuta, de guardar informação e a memória, ficam cada vez maiores e mais ativas.
 

Ajuda a aumentar a confiança



Ao aprender a tocar um instrumento é possível que você não se sinta muito confiante nas primeiras vezes que o fizer, no entanto, conforme as suas habilidades musicais melhorarem, a sua confiança e autoestima também irão melhorar.
 

Melhora a saúde física



Estudos afirmam que estudar piano pode estimular a produção dos hormônios do crescimento, aumentar o nível de energia e da massa muscular. A música também contribui para o controle do estresse, além reforçar o sistema biológico.
 

Aumenta as habilidades matemáticas



Pesquisas  demonstram que estudantes que tocam um instrumento musical tiram notas mais altas em matemática. Afinal, para entender a matemática dos tempos e dos ritmos que estão na partitura, é preciso saber calcular.
 

Tocar piano melhora a noção espacial



Tocar um instrumento exige a integração de vários sistemas sensoriais, como a audição, a visão e a coordenação motora. E no caso dos instrumentos de teclado, ele ainda contribui para o desenvolvimento das capacidades espaciais.

Segundo estudo realizado pelo professor de Acústica na Escola Superior de Educação de Coimbra e doutorado em Psicologia da Música pela Universidade de Aveiro, “a disposição espacial do próprio teclado permite a representação visual das relações intervalares entre as alturas de som que possuem correspondência com a geometria da música escrita”.
 

Ensina a ter disciplina e paciência



Tocar um instrumento musical pode ser um desafio e tanto, pois é preciso praticá-lo regularmente para melhorar suas habilidades. E uma das principais lições que os músicos precisam aprender é a ter disciplina.

Outro ponto positivo de aprender música é ter paciência e perseverança. Afinal de contas, mesmo que você seja muito habilidoso, é impossível dominar uma canção em um dia. Por isso, mesmo que queira apressar o processo, aprender leva tempo, e é neste momento que os músicos aprendem a ser pacientes, disciplinados e perseverantes.

Gostou dos benefícios de aprender a tocar um instrumento? Agende uma aula experimental e faça seu curso de música aqui no VEC. 

 

tags: aprender música aula de piano aula de violão aulas de música curso de música curso de piano instrumento musical



Postado por

Mediador

Vértice Espaço Cultural

Conteúdo relacionado

Cursos em destaque

Faça-nos uma visita!

Prédio 1: R. Vieira de Morais, 197 | Prédio 2: R. Vieira de Morais, 217 - Campo Belo, São Paulo, SP - CEP: 04617-000
Horário de funcionamento: 2ª a 6ª feira, das 9h30 às 21h30