Arte

Iconografia, Iconologia e outros

Postado em 12/05/2020

Blog  

MOVIMENTOS DA HISTÓRIA DA ARTE
Movimentos da História da Arte apresenta, em formato não cronológico, um breve panorama das principais obras e artistas, pontuando obras icônicas que foram pilares na formação da ideia de movimentos e escolas artísticas dentro da história.

___________________

Em meados do século XX, a Arte Pop, carregada de iconografias cotidianas e populares, surge como uma reação à expressividade e individualidade da Arte Abstrata, em especial ao Expressionismo Abstrato.
 
ARTE ABSTRATA - Existem representações abstratas desde o início da civilização e foi durante a era moderna, já no início do século XX e contrapondo à Arte Acadêmica, que surgiu a Arte Abstrata ou Abstracionismo. Podemos atribuir seu início aos movimentos artísticos, como o Impressionismo, Pós-Impressionismo e Cubismo, sendo gatilhos propulsores de toda a transformação ocorrida na Arte durante todo o século. Os artistas buscavam o distanciamento literal de qualquer representação de mundo, valorizando linhas, formas, cores e gestos de cada composição baseada em elementos simplificados ou esquematizados, entre o gestual e o geométrico. Há duas vertentes do Abstracionismo: o Abstracionismo Lírico/Expressivo/Informal e o Geométrico.


_________________________________

ARTE POP - Surge em 1954, na Inglaterra, como representação de uma cultura popular que emergia nas grandes cidades representando os ícones da televisão, da fotografia, dos quadrinhos, do cinema e da publicidade. Desmistificando e aproximando a arte às massas com uma linguagem figurativa e realista, que se refere aos costumes no uso de símbolos e objetos populares inspirados na indústria e nos objetos de consumo. Normalmente, são usados materiais industriais, como tinta acrílica, poliéster e látex em cores puras, brilhantes e fosforescentes.

 

tags: arte abstrata artes plásticas artes visuais pop art



Conteúdo relacionado

Cursos em destaque

Faça-nos uma visita!

Prédio 1: R. Vieira de Morais, 197 | Prédio 2: R. Vieira de Morais, 217 - Campo Belo, São Paulo, SP - CEP: 04617-000
Horário de funcionamento: 2ª a 6ª feira, das 9h30 às 21h30