Arte

Iconografia, Iconologia e outros

Postado em 02/06/2020

Blog


MOVIMENTOS DA HISTÓRIA DA ARTE apresenta, em formato não cronológico, um breve panorama das principais obras e artistas, pontuando obras icônicas que foram pilares na formação da ideia de movimentos e escolas artísticas dentro da história.

___________________
 
Em meados do Século XX, os Estados Unidos aparecem como nova potência mundial e cultural e o Expressionismo Abstrato, terminologia já citada na década de 20 na identificação de pinturas do artista russo Kandinsky, passa a ser a propaganda do estado americano dentro da guerra fria com a ideia de uma representação da liberdade individual.
 
EXPRESSIONISMO ABSTRATO
O Expressionismo Abstrato, também denominado "Escola de Nova York", surge nos Estados Unidos, após a Segunda Guerra Mundial. Neste período turbulento do pós-guerra, os artistas, em boa parte imigrantes europeus, buscavam um novo enfoque aos aspectos formais, simbólicos e expressivos da pintura em continuidade ao abandono da representação. É um movimento vanguardista influenciado por dois movimentos da vanguarda europeia: o Expressionismo Alemão e a Arte Abstrata. Com forte influência do existencialismo e da psicanálise, dotado de subjetivismo e automatismo, foi a primeira expressão artística norte-americana de representação internacional.



Conteúdo relacionado

Cursos em destaque

Faça-nos uma visita!

Prédio 1: R. Vieira de Morais, 197 | Prédio 2: R. Vieira de Morais, 217 - Campo Belo, São Paulo, SP - CEP: 04617-000
Horário de funcionamento: 2ª a 6ª feira, das 9h30 às 21h30