Individualismo e Narcisismo nas Relações Escolares

A palestra se propõe analisar o conceito de narcisismo na sociedade contemporânea, cujos parâmetros são pautados na volubilidade das redes socias, tendo como consequência a formação de um indivíduo performático e individualista. Surge, desse modo, uma neurose que pode ser explicada por meio do conflito entre o desejo e o Eu. Para Lacan, a neurose não é um conjunto de comportamentos inadequados ou fora da ordem, e sim um mito que perdeu sua função coletiva e que se individualiza em uma história na qual o sujeito não se reconhece mais. Observando os sintomas trazidos por este mito, é possível entender sua estrutura no mundo atual.

Com Christian Dunker.

Início: 25/6


• 1 encontro:

• 6ª f., das 19h30 às 21h 

Investimento: R$80,00

  • Professores da rede pública e do Vértice terão 5 bolsas integrais, por sorteio, cada grupo. Se houver mais interessados desses grupos, incluindo funcionários do Vértice, terão desconto de 75%.
  • Profissionais da área de educação e estudantes em geral têm desconto de 50%.
  • Os demais pagam integralmente.

Pagamento: Depósito em conta e boleto.

Inscrição:
contato@verticeespacocultural.com.br
ou tel. : 5090.1645

Christian Dunker

Psicanalista e professor livre-docente do Departamento de Psicologia Clínica da USP. Tem pós-doutorado pela Manchester Metropolitan University, autor de “Estrutura e Constituição da Clínica Psicanalítica” (Annablume, 2012), prêmio Jabuti de melhor livro em Psicologia e Psicanálise em 2012; “O Cálculo Neurótico do Gozo” (Escuta, 2002) e “Lacan e a Clínica da Interpretação” (Hacker, 1996); 2015 – Bala perdida: a violência policial no Brasil e os desafios para sua superação. (com diversos autores) Boitempo, São Paulo; 2016 - Por que Lacan?. São Paulo: Zagodoni; 2016 - Análise Psicanalítica de Discurso: perspectivas lacanianas. São Paulo: Estação Cores e Letras; 2017 - Reinvenção da intimidade: políticas do sofrimento cotidiano. São Paulo: Ubu Editora.