Grupo de Estudos: Ação, reflexão e pesquisa em educação Musical (ARPEMus)

Os encontros do grupo de estudos abordarão diversos aspectos da educação musical com o objetivo de proporcionar aos participantes, por meio da troca de experiências, reflexões sobre a fundamentação de suas práticas pedagógicas dentro da visão da Música como área de conhecimento e formação humana.O Grupo de Estudos visa estimular e aprofundar a reflexão sobre a prática da educação musical, tendo em vista os diferentes contextos de atuação em que o profissional de Educação Musical pode atuar.

Tema 1: Educação musical no ensino e aprendizagem de instrumentos: construção de conhecimento musical.

Tema 2: Panorama da educação musical: educadores, fundamentos, propostas e possibilidades em sala de aula na educação básica.

Tema 3: Atividades para a aula de Música: vivências práticas, seguidas por reflexão sobre a pertinência à construção de conhecimento musical, análise dos objetivos, estratégias, materiais e fundamentação teórica.

• 1 vez / semana 

5ª f., das 20h às 21h30


Público-alvo: professores de música (da educação básica, cursos livres de instrumento, musicalização, coral, “matérias teóricas”), instrumentistas, estudantes de música, professores unidocentes, pedagogos e demais interessados em educação musical.

Investimento:

  • 1 encontro: R$ 40,00
  • 4 encontros: R$ 120,00
  • 8 encontros: R$ 190,00
  • 50%  de desconto para professores

Pagamento: Depósito em conta e boleto.

Inscrição:
contato@verticeespacocultural.com.br 
ou tel. : 5090.1645

Mediação: Rosana Lopes

Educadora musical e pianista formada pela Universidade de São Paulo (USP), estudou com Sylvia Maltese, Gilberto Tinetti e Osvaldo Lacerda. tem mais de 600h de formação em cursos de especialização em música e educação musical no Brasil e no exterior, com os professores László e Maria Ördog, László Nemes (Hungria - método Kodály); Verena Maschat (Áustria) e Sofia Lopez-Ibor (Espanha - Orff Schulwerk); Iramar Rodrigues (Rítmica de Dalcroze), Shinobu Saito (método Suzuki), Thais Veiga Borges (Willems), Lucas Ciavatta (O Passo), Cecília Cavalieri França, Aída Machado, Júlio Cesar Figueiredo, Marisa Ramires, Yara Caznok, Enny Parejo, Teca Alencar de Brito, Fernando Barba, André Hosoi, Santi Serratosa (Espanha), Oriol Ferré Puntos (Espanha), Cristal Velloso, Claudia Freixedas, Mara Campos, Ana Yara Campos, Fernando Sardo, Estêvão Marques Ferreira, Gabriel Levy, Magda Pucci, Berenice de Almeida, Lilia Romero Soto, Cecília Cavalieri França, Marisa Fonterrada, François Delallande (França), Christopher Stone (EUA), Lilia Romero (Peru), Malena Harmann (Argentina), Irene Alfaro Méndez (Costa Rica), Behomar Rojas (Venezuela), Hiro Nakamura (Argentina) e Douglas Friesen (Canadá). Atua como professora de piano, musicalização (infantil e adulto) e pesquisadora em educação musical na área de formação de professores. Tem experiência em escolas de música como professora de piano e musicalização, em projetos sociais e como professora e coordenadora de curso no ensino superior - licenciatura em música (EaD). É professora e coordenadora de Música no Vértice Cultural desde 2011.