< voltar para o Vértice Espaço Cultural

Coletânea de pintura

O que está em nós

Esta exposição reúne um grupo de onze artistas que tem a pintura como sua linguagem principal. Ela se origina na exposição “Pin-Céu” que ocorreu recentemente na FUNARTE-SP.

Enquanto a exposição citada possuía um aspecto didático, através de uma divisão esquemática entre figurativos e abstratos, em “O que está em nós” a curadoria levou em consideração juntar o aspecto lúdico. Esta abordagem deriva tanto de um menor espaço expositivo quanto de sua característica original; portanto, surgiu a intenção de aproximar alunos e corpo docente (e demais visitantes, claro) através de uma expografia que explora uma ludicidade onde a cor, o motivo ou as diferenças criam um “jogo” de relações que podem ser construídas à critério de quem vê. Busca-se, assim, uma pretendida autonomia do olhar, e mesmo do gosto, como um exercício de perceber a partir das obras expostas o que está nelas e mesmo além delas, bem como no que está em quem as fez: aspectos da história da arte, questões sociais, cenas do cotidiano, sentimentos e inquietações pessoais.

Este exercício a partir do conceito lúdico não deve ser, todavia, confundido com uma “brincadeira”, algo descompromissado em relação ao pensar. Ele está mais ligado à uma frase: serio ludere. Algo como brincar seriamente, ou seja, através do prazer, da alegria, conhecer e aprender as coisas sérias deste mundo.

Confira o Catálogo da exposição clicando aqui

Curadoria de Marcelo Salles

 

Expediente

Abertura dia 11/10 às 19h


Visitas guiadas:

25/11, às 18h

27/11, às 12h

__________

11 de outubro até 29 de novembro
de 2ª a 6ª, das 9h30 às 19h30

 

Local: Rua Vieira de Morais, 217 – Campo Belo

Confira uma amostra da exibição

por Coletânea de pintura

Ana Francisca
Ana Gentil
Edu Silva
Eduardo Di Lascio
Helena Carvalhosa
Luciana Saad
Luís Gasparian
Roberta Mestieri
Sergio Spalter
Soraia Dias
Suzana Barboza

Faça-nos uma visita!

Prédio 1: R. Vieira de Morais, 197 | Prédio 2: R. Vieira de Morais, 217 - Campo Belo, São Paulo, SP - CEP: 04617-000
Horário de funcionamento: 2ª a 6ª feira, das 9h30 às 21h30