Exposições


Para que os alunos tenham a experiência de expor suas obras e os professores possam mostrar um pouco do seu trabalho, criamos a Galeria Vértice, um espaço amplo para acontecerem diversas exposições de diferentes estilos durante o ano. Como o Espaço Cultural Vértice apoia as Artes Visuais, abrimos o espaço também para os novos talentos da Arte, que precisam de incentivo para divulgarem o seu trabalho.

 

Ela, as imagens

De 10/10 a 17/11/2017

Em tempos atuais, as imagens nos cercam com sua força imagética, criadora de múltiplos sentidos. Em seu título, a exposição propõe um estranhamento formal, uma livre leitura de sentidos, poético, aberto, bem como os artistas que para a exposição utilizam a fotografia e o vídeo como linguagem, apresentando trabalhos que ampliam o modo de vermos, percebermos e estarmos diante das imagens.

Curadoria: Rubens Pontes

CINCOS
Do individual ao coletivo e
vice-versa

De 16/08 a 20/09/2017

Trabalhos produzidos pelo oNúcleo, um grupo que se modifica, se amplia e se adequa a cada momento.

oNúcleo é composto por um grupo de artistas visuais em formação, sob a tutela de 3 profissionais coordenadores, que fomentam a discussão de seus processos criativos e resultados de sua produção.

Curadoria: Rubens Pontes

MILLES E MILLINHAS, BONECAS DE CAMILLE

De 03/07 a 26/07/2017

A produção reúne 50 desenhos de Camille Zanatta. Com apenas 8 anos de idade, Camille tem uma intensa produção de desenhos que flertam entre uma personagem criada pela artista e o universo da moda.

Curadoria: Rubens Pontes

DO DESENHO AO DESENHO

De 10/05 a 23/06/2017

Produção de artistas que amplificam as vertentes da forma de pensar a linguagem do desenho.

Curadoria: Rubens Pontes

miniatura_exposicao-jugend

JUGEND IN DEUTSCHLAND
Juventude na Alemanha

A partir de 31/03/2017

Muito se escreve sobre os jovens. Geralmente, o que se lê é escrito por adultos. Este projeto, porém, deu voz aos próprios jovens.
Uma classe escolar de Berlim recebeu a tarefa de criar doze pôsteres temáticos sobre jovens na Alemanha de 2013. O resultado foram imagens fantásticas, sendo que cada colagem é um trabalho individual.
Esperamos que alunos do mundo inteiro apreciem os trabalhos e que, a partir disso, inspirem-se para terem novas ideias e estímulos para as aulas de Alemão

miniatura_william_pimentel

WILLIAM PIMENTEL
pinturas • estêncil • grafite

A partir de 22/02/2017

Sua primeira experiência artística foi em 2008, quando nasceu sua paixão pela arte urbana e pelo estêncil, passando a estudar e a desenvolver esta técnica. Com trabalhos espalhados pela cidade, frequentemente participa de exposições e usa os conhecimentos que obteve em cursos de fotografia e artes plásticas para ter as inspirações de suas obras.

miniatura_40-anos

Mostra Documental Vértice 40 anos

A partir de 23/09/2016

23 de setembro de 1976. Nasceu uma escola!
A partir dessa data, alunos, famílias, professores e funcionários ajudaram a escrever 4 décadas de história, preenchendo essas páginas com momentos e acontecimentos marcantes que desenvolveram a tradição que o Vértice tem hoje.
Sua trajetória é marcada por proporcionar formação integral do aluno através do conhecimento dentro e fora da sala de aula, tendo como base de atuação a excelência de ensino, transmitindo conteúdo sólido e valorizando o hábito de estudo.
Eventos esportivos, culturais e ações comunitárias são capítulos importantes que compõe essa história. Nessa mostra, reunimos um pouco de tudo o que foi feito em todos os vértices de atuação do colégio.
Celebre conosco o aniversário do Vértice, revivendo esses 40 anos por meio de fotos, vídeos, objetos e documentos que mantém essas lembranças vivas em nossa memória.
Sabemos que uma história é feita de pessoas e momentos! Vamos continuar escrevendo juntos os próximos capítulos!

Miniatura_VanGogh

Exposição As flores de Van Gogh

De 29/08 a 15/09/2016

Flores alegram, colorem e perfumam. Despertam sentimentos como paz, amor, compaixão e felicidade. Provocam emoções, lágrimas e sorrisos. A partir da contemplação das obras de Van Gogh, que têm as flores como inspiração, os alunos fizeram sua própria arte e criaram as telas da mostra.

Produções artísticas dos alunos da da Educação Infantil e 1º ano do Fundamental I do Colégio Vértice, baseadas nas obras de Van Gogh.

Miniatura_SP

Exposição São Paulo, Corpo e Alma

De 01/08 a 23/08/2016

"São Paulo pôs fim ao bocejar infindo do poeta e deu inicio à era do crescimento incessante.
São Paulo dos mil povos é uma reunião temática de competências de corpo e alma."

Produções artísticas dos alunos do 7º ano do Ensino Fundamental II do Colégio Vértice, baseadas em princípios do artista Frans Krajcberg, uma invenção de um destino através da reinvenção da natureza.

miniatura_africa

Exposição África

De 20/06 a 26/07/2016

“Uma caixa foi transformada em mala. Nessa bagagem, carrega-se um imaginário com pessoas, lugares, usos e costumes. Os vestígios de identificação da memória e da diferença cultural encontram-se aqui para uma reflexão do belo e do fazer artístico.”

Produções artísticas dos alunos do 6º ano do Ensino Fundamental II do Colégio Vértice, baseadas em princípios do artista Frans Krajcberg, uma invenção de um destino através da reinvenção da natureza.

Exposição TRANSFORMAR. RECICLANDO IDEIAS!

De 30/05 a 14/06/2016

O objetivo do projeto “Transformar. Reciclando ideias!”,  é desenvolver o senso crítico dos alunos do Fundamental I do Colégio Vértice, durante as aulas de Artes, ministradas pela professora Telma Siegl, estimulando-os a criar, experimentar e construir pinturas baseadas em obras de diferentes artistas: Gustav Klimt, para os alunos do 2º ano; Beatriz Milhares, para o 3º ano; Vik Muniz, para o 4º ano e Hélio Oiticica, para o 5º ano.

.

Destaque_expo_ortszeit

Exposição Fotográfica ORTSZEIT
Stefan Koppelmann

De 24/04 a 20/05/2016

Als Stefan Koppelkamm 1990 – nach dem Fall der Mauer und noch vor der Wiedervereinigung – durch Ostdeutschland reiste, hatte er den Wunsch, einen Zustand fotografisch festzuhalten, von dem er annahm, dass es ihn bald nicht mehr geben würde. Die Häuser, Straßen und Plätze, die er fotografierte, wirkten oft so, als wäre die Zeit stehen geblieben, und vermittelten eine Ahnung davon, wie Deutschland vor dem Zweiten Weltkrieg ausgesehen haben mochte. Zehn, zwölf Jahre später suchte der Fotograf alle Orte noch einmal auf und fotografierte von den exakt gleichen Standpunkten ein zweites Mal. In den Veränderungen des baulichen Zustands und selbst in den nebensächlichsten Einzelheiten spiegeln sich die dramatischen gesellschaftlichen und ökonomischen Veränderungen, die in der Zwischenzeit stattgefunden hatten.

hotsite_miniatura

 Exposição PAPÉIS DIVERSOS
 Marinalva Rosa

De 21/03 a 18/04/2016
Curadoria Rubens Pontes

Os trabalhos aqui apresentados fazem parte de uma série composta de desenhos que construo sobre diferentes tipos de papéis. Estes papéis na maioria das vezes possuem informações preexistentes, como folhas de revistas ou papéis com elementos ornamentais, mero pretexto para a construção de sistemas pictóricos de superfície. O embate se faz na aceitação ou não do estado folha, o quanto de cobertura (massas de pastel oleoso) podem desprender o olhar do observador num pêndulo entre a informação impressa e a pintura. Digo pintura pela insistência de gestos que torna aparente a espessura de massa pigmentada, digo pintura pela absorção e fluência de meus pensamentos, livres associações que só a perturbação das tintas possibilita.
Marinalva Rosa

expo_latitudes

 Exposição LATITUDES

Desde 1º de fevereiro de 2016

LATITUDE. Distância de um ponto ao Equador. Distância de um astro à eclíptica. Clima, região. Extensão, desenvolvimento, amplitude. Liberdade. 
Quem somos. De onde viemos. Onde nos situamos.
Expressão artística dos nossos professores, representada por obras que transitam por diferentes linguagens: pintura, desenho, fotografia. Diversidade de olhares. Distâncias. Realidades. Meios.
Voe. Mergulhe. Aprecie.
Permita-se envolver. Situe-se nessa latitude.

Comments are closed.