Música

Ukulelê

Aprender a tocar ukulele envolve adquirir e desenvolver um conjunto de habilidades físicas e mentais específicas. Aqui no VEC o processo de aprendizagem acontece na aula de ukulele de forma descomplicada e divertida. Com a orientação de um professor qualificado, as aulas de ukulele são personalizadas de acordo com a idade (a partir de 7 anos) e objetivo do aluno em relação ao ukulele, apoiando a construção de conhecimento em cinco pilares 1. musicalização: percepção, escuta e compreensão dos diferentes aspectos da linguagem musical; 2. técnica: preparo físico das mãos e do corpo para tirar do instrumento o som desejado; 3. criatividade: interpretação, composição e improvisação; 4. leitura musical: escrita gráfica (alternativa), escrita tradicional, cifras e tablatura, por meio de exercícios musicalmente atrativos e progressivos; 5. material: escolha de repertório adequado ao nível de aprendizado do aluno para proporcionar uma experiência musical significativa, utilizando arranjos de músicas conhecidas – de diferentes gêneros musicais - para que os alunos de ukulele desenvolvam e consolidem os conteúdos aprendidos. O ukulele é um instrumento musical harmônico e melódico, muito usado para acompanhar cantores em canções de gêneros como pop/rock, reggae e MPB. Porém as possibilidades do instrumentos são inúmeras e é possível explorar solos e técnicas de chord-melody (técnica de tocar acordes e melodia simultaneamente), como faz um dos maiores virtuoses do ukulele, o músico havaiano Jake Shimabukuro. Muito popular nos Estados Unidos na década de 1920, pela praticidade de ser um instrumento pequeno e barato. Apesar de ser utilizado pelo beatle George Harrison, a popularidade do ukulele volta com força apenas no início dos anos 1990, graças à versão de Over the Rainbow gravada por Israel Kamakawiwo'ole. O objetivo de tocar ukulele é... tocar ukulele! Tocar as músicas que gostamos é uma grande realização, mas aprender a linguagem musical na prática, tocando um instrumento, estimula áreas do cérebro que não são ativadas por nenhuma outra atividade. Entre os benefícios, comprovados cientificamente, estão a melhora da concentração, atenção, memória, habilidades espaciais e matemáticas, além da auto expressão, da criatividade, compreensão da importância da disciplina e persistência. Ukulelê ou ukulele? O ukulele é uma adaptação do “Braguinha”, um instrumento semelhante ao cavaquinho e que foi levado pelos portugueses para o Havaí, no século 19. Lá a pronúncia correta é ukulele e um dos significados atribuídos a essa palavra é “pulga saltitante”, uma referência aos movimentos rápidos e característicos que a mão direita faz ao tocar as cordas do instrumento.

Mediação

Mediador

Diogo Cardoso

ver bio

Guitarrista e violonista formado na Universidade Livre de Música, com especialização em guitarra com o mestre Mozart Mello e em guitarra jazz com Tom Dempsey (New York Jazz Academy). É professor de violão, guitarra, ukulele e teoria da Música; arranjador, copista e multiinstrumentista (guitarra, violão e banjo) em orquestras de teatro musical, tendo participado das produções “Hair”, “Fame, o Musical”, “Alô, Dolly!”, “Cazuza, Pro Dia Nascer Feliz”, “Mulheres à Beira de um Ataque de Nervos”, “Ou Tudo, Ou Nada”, “Rocky Horror Show”, “Rent”, “Annie”, “Billy Elliot, o Musical” e “Escola do Rock”.

Mediador

Rosana Lopes

ver bio

Educadora musical e pianista formada pela Universidade de São Paulo (USP), com mais de 600h de formação em cursos de especialização em educação musical no Brasil e no exterior. Atua como professora de piano, musicalização (infantil e adulto) e pesquisadora em educação musical na área de formação de professores. Tem experiência em escolas de música, projetos sociais e ensino superior (EaD). É professora e coordenadora de Música no Vértice Espaço Cultural desde 2011.

Investimento

R$ 478,00

Consulte horários e turmas disponíveis nos canais abaixo:

Confira matérias que podem ser de seu interesse

link postagem
Bons motivos para fazer curso de teatro em qualquer idade

Bons motivos para fazer curso de teatro em qualquer idade

Quer fazer curso de teatro, mas está em dúvida? Listamos cinco bons motivos para estudar teatro no VEC e brilhar nos palcos da vida.

Postado em 18/09/2019

link postagem
Vértice Espaço Cultural promove evento para inauguração da fachada

Vértice Espaço Cultural promove evento para inauguração da fachada

Venha participar da primeira 6ª no VEC. Confira a programação completa.

Postado em 13/09/2019

link postagem
Ciclo de palestras para Educadores

Ciclo de palestras para Educadores

O Vértice Espaço Cultural e a Neuroconecte promovem o Ciclo de Palestras para Educadores. Confira a programação completa.

Postado em 22/08/2019

link postagem
Apresentação oral: 3 dicas para falar em público sem travar

Apresentação oral: 3 dicas para falar em público sem travar

​O medo de falar em público tem tirado algumas oportunidades de você? Veja algumas dicas e drible o medo na hora de falar em público.

Postado em 12/08/2019

Cursos em destaque