Música

Saxofone

Aprender a tocar saxofone envolve adquirir e desenvolver um conjunto de habilidades físicas e mentais específicas. Aqui no VEC o processo de aprendizagem acontece na aula de saxofone de forma descomplicada e divertida. Com a orientação de um professor qualificado, as aulas de bateria são personalizadas de acordo com a idade (a partir de 12 anos) e objetivo do aluno em relação ao instrumento, apoiando a construção de conhecimento em cinco pilares: 1. musicalização: percepção, escuta e compreensão dos diferentes aspectos da linguagem musical; 2. técnica: respiração e preparo físico das mãos e do corpo para tirar do instrumento o som desejado; 3. criatividade: interpretação, composição e improvisação; 4. leitura musical: escrita gráfica (alternativa) e tradicional, por meio de exercícios musicalmente atrativos e progressivos; 5. material: escolha de repertório adequado ao nível de aprendizado do aluno para proporcionar uma experiência musical significativa, utilizando arranjos de músicas conhecidas – de diferentes gêneros musicais – e ampliando o repertório do aluno por meio de músicas originais para saxofone que desenvolvam e consolidem os conteúdos aprendidos. O Saxofone produz uma variedade de sons muito parecidos com a voz humana, assim é um instrumento muito versátil e se adapta a diferentes gêneros musicais. A semelhança do saxofone com a voz aparece também nos nomes dos tipos de saxofones, com diferentes tamanhos e afinações, usando a mesma classificação de vozes: soprano (voz feminina aguda), alto ou contralto (voz feminina grave), tenor (voz masculina aguda) e barítono (voz masculina grave). Apesar de ter sempre sido feito de metal, o saxofone é um instrumento de sopro integrante da família das madeiras. Isso se deve à forma com que o som é produzido: pela vibração da palheta simples, uma pequena lâmina de cana ou material sintético, que fica dentro da boquilha do instrumento. Um dos poucos instrumentos que tem sua origem documentada, o saxofone foi criado pelo belga Adolf Sax (1814-1894) em 1840, com a intenção de reunir em um único instrumento as qualidades dos instrumentos de sopro da família das madeiras (flauta, clarinete, oboé) e dos metais (trompete, trombone, tuba). Muito frequente no repertório jazzístico, em que tem papel importante como solista ou como integrante nas big bands, o saxofone aparece também, a partir do século 20, no repertorio orquestral. O objetivo de tocar saxofone é... tocar saxofone! Tocar as músicas que gostamos é uma grande realização, mas aprender a linguagem musical na prática, tocando um instrumento, estimula áreas do cérebro que não são ativadas por nenhuma outra atividade. Entre os benefícios, comprovados cientificamente, estão a melhora da concentração, atenção, memória, habilidades espaciais e matemáticas, além da auto expressão, da criatividade, compreensão da importância da disciplina e persistência.

Mediação

Mediador

Nina Novoselecki

ver bio

Estudou no Conservatório do Brooklin Paulista e EMESP e participou de cursos para aperfeiçoamento musical e pedagógico. Presente no cenário musical como flautista e saxofista, se apresentou durante 10 anos no Bourbon Street Music Club e participou de festivais de música como o Festival de Paraty. É professora de saxofone e flauta transversal em escolas de música e em projetos sociais.

Investimento

R$ 478,00

Consulte horários e turmas disponíveis nos canais abaixo:

Confira matérias que podem ser de seu interesse

link postagem
Bons motivos para fazer curso de teatro em qualquer idade

Bons motivos para fazer curso de teatro em qualquer idade

Quer fazer curso de teatro, mas está em dúvida? Listamos cinco bons motivos para estudar teatro no VEC e brilhar nos palcos da vida.

Postado em 18/09/2019

link postagem
Vértice Espaço Cultural promove evento para inauguração da fachada

Vértice Espaço Cultural promove evento para inauguração da fachada

Venha participar da primeira 6ª no VEC. Confira a programação completa.

Postado em 13/09/2019

link postagem
Ciclo de palestras para Educadores

Ciclo de palestras para Educadores

O Vértice Espaço Cultural e a Neuroconecte promovem o Ciclo de Palestras para Educadores. Confira a programação completa.

Postado em 22/08/2019

link postagem
Apresentação oral: 3 dicas para falar em público sem travar

Apresentação oral: 3 dicas para falar em público sem travar

​O medo de falar em público tem tirado algumas oportunidades de você? Veja algumas dicas e drible o medo na hora de falar em público.

Postado em 12/08/2019

Cursos em destaque