ArtesArtes Visuais

Os museus, você e o mundo.

Os museus no Brasil existem desde a vinda da família real e são um marco do ápice da cultura e civilidade deste país ao longo de sua existência. Apesar de situações dramáticas que possam sugerir um cenário desalentador, como o ocorrido com o Museu Histórico Nacional, podemos citar como contraponto o trabalho de restauro do Museu Paulista, com reabertura prevista para 2022 e a recente conquista do Museu do Amanhã com a premiação como instituição de “soft power”, o Leading Culture Destinations Award. Uma série de ferramentas legais e iniciativas tanto da esfera pública como da sociedade civil têm sido criadas para fomentar a presença e a inserção dos museus e suas coleções na sociedade. Trata-se de um momento vibrante, onde os museus brasileiros podem ser um caminho a iluminar o futuro com o envolvimento e o engajamento de todos.

Este curso propõe uma introdução ao universo dos museus, apresentando sua história no Ocidente, a formação das grandes coleções e o papel de colecionadores e apoiadores destas instituições, apresentando a trajetória, a importância, as conquistas dos museus no mundo e a situação atual brasileira. |


Programa:
 

  1. Breve História dos Museus no Ocidente;
  2. As Grandes Coleções e os Museus; 
  3. Colecionadores, Mecenas e Museus: o papel de cada um;
  4. Museus no Brasil: da Casa dos Pássaros ao Museu do Amanhã.

Mediação

Mediador

Nilo de Almeida

ver bio

Possui graduação em Comunicação Social pela Universidade Metodista de São Paulo (1992) e mestrado em Museologia pelo Programa de Mestrado Interunidades em Museologia da Universidade de São Paulo (2015). Tem experiência na área de Artes e Museologia, com ênfase em Fundamentos e Crítica das Artes. Museólogo credenciado pelo Conselho Regional de Museologia de São Paulo (COREM 248 II). Atuação profissional: em 1996 atuou com estágio- Enquadramento Funcional Hirshhorn Museum and Sculpture Garden, HMSG, Estados Unidos. Em 1997/98 atuou como pesquisador- Enquadramento Funciona no Smithsonian Institution, SMITHSONIAN, Estados Unidos. De 2001 – 2005 / 2009 – 2011 foi Gerente de Preservação da Memória e Diretor do Museu de Santo André. Desde 1990/ atual é agente cultural na Prefeitura Municipal de Santo André, PMSA, onde é coordenador da Casa do Olhar-Luiz Sacilotto.

Classificação etária

Jovens, adultos e terceira idade

Investimento

R$ 380,00

Professores do Colégio Vértice e professores da rede pública serão contemplados com 5 bolsas integrais, concedidas por ordem de inscrição. Os demais professores destes segmentos, receberão desconto de 75%. Profissionais da área de educação e estudantes em geral têm desconto de 50%.

Turma

de 09/10/2019 a 30/10/2019
(4 encontros)

Quarta-feira
19h30 às 21h30

Inscreva-se

Quer saber mais?

Entre em contato por

Confira matérias que podem ser de seu interesse

link postagem
Bons motivos para fazer curso de teatro em qualquer idade

Bons motivos para fazer curso de teatro em qualquer idade

Quer fazer curso de teatro, mas está em dúvida? Listamos cinco bons motivos para estudar teatro no VEC e brilhar nos palcos da vida.

Postado em 18/09/2019

link postagem
Vértice Espaço Cultural promove evento para inauguração da fachada

Vértice Espaço Cultural promove evento para inauguração da fachada

Venha participar da primeira 6ª no VEC. Confira a programação completa.

Postado em 13/09/2019

link postagem
Ciclo de palestras para Educadores

Ciclo de palestras para Educadores

O Vértice Espaço Cultural e a Neuroconecte promovem o Ciclo de Palestras para Educadores. Confira a programação completa.

Postado em 22/08/2019

link postagem
Apresentação oral: 3 dicas para falar em público sem travar

Apresentação oral: 3 dicas para falar em público sem travar

​O medo de falar em público tem tirado algumas oportunidades de você? Veja algumas dicas e drible o medo na hora de falar em público.

Postado em 12/08/2019

Cursos em destaque