Música

Guitarra

Aprender a tocar guitarra envolve adquirir e desenvolver um conjunto de habilidades físicas e mentais específicas. Aqui no VEC o processo de aprendizagem acontece na aula de guitarra de forma descomplicada e divertida. Com a orientação de um professor qualificado, as aulas de guitarra são personalizadas de acordo com a idade (a partir de 7 anos) e objetivo do aluno em relação à guitarra, apoiando a construção de conhecimento em cinco pilares 1. musicalização: percepção, escuta e compreensão dos diferentes aspectos da linguagem musical; 2. técnica: preparo físico das mãos e do corpo para tirar do instrumento o som desejado; 3. criatividade: interpretação, composição e improvisação; 4. leitura musical: escrita gráfica (alternativa), escrita tradicional, cifras e tablatura, por meio de exercícios musicalmente atrativos e progressivos; 5. material: escolha de repertório adequado ao nível de aprendizado do aluno para proporcionar uma experiência musical significativa, utilizando arranjos de músicas conhecidas – de diferentes gêneros musicais - para que os alunos de bateria desenvolvam e consolidem os conteúdos aprendidos. A guitarra é um instrumento harmônico e melódico, isso significa que ela é capaz de produzir mais de um som ao mesmo tempo e, assim, exercer mais de uma função musical, como acompanhar um cantor ou solista e/ou ser o instrumento solista da apresentação. Existem três tipos básicos de guitarra elétrica. A guitarra sólida, a guitarra semiacústica e a guitarra acústica. Estes tipos se dedicam em estilos musicais diferentes, sendo a guitarra sólida a mais popular e versátil. Assim, ela aparece em quase todos os gêneros musicais em que uma guitarra pode atuar. As guitarras acústica e semiacústica são instrumentos com características de som particulares: com seu timbre aveludado e doce, são as preferidas dos guitarristas de blues e jazz. O objetivo de tocar guitarra é... tocar guitarra! Tocar as músicas que gostamos é uma grande realização, mas aprender a linguagem musical na prática, tocando um instrumento, estimula áreas do cérebro que não são ativadas por nenhuma outra atividade. Entre os benefícios, comprovados cientificamente, estão a melhora da concentração, atenção, memória, habilidades espaciais e matemáticas, além da auto expressão, da criatividade, compreensão da importância da disciplina e persistência. A guitarra elétrica como conhecemos, tem sua origem no final dos anos 1940, quando o músico – e inventor – Leo Fender desenvolveu o primeiro modelo de guitarra elétrica, batizado de Broadcaster e, posteriormente, Telecaster. Porém, em 1954, a Fender Musical Instruments apresenta ao mundo a sua maior invenção, a guitarra Fender Stratocaster, imortalizada nas mãos de Buddy Holly, Jimi Hendrix e Eric Clapton.

Mediação

Mediador

Demétrius Carvalho

ver bio

Músico, produtor, arranjador, compositor, instrumentista e professor graduado em música pela UECE. Estudou composição na Unicamp. Atua como professor de violão, guitarra e baixo (elétrico e acústico). Possui, em sua trajetória, apresentações em diversos estilos musicais tendo atuado com nomes como Babélico, Bonjour Pará, Edgard Scandurra e Lua, entre outros. Pesquisador sobre o ensino de música em tempos de internet.

Mediador

Diogo Cardoso

ver bio

Guitarrista e violonista formado na Universidade Livre de Música, com especialização em guitarra com o mestre Mozart Mello e em guitarra jazz com Tom Dempsey (New York Jazz Academy). É professor de violão, guitarra, ukulele e teoria da Música; arranjador, copista e multiinstrumentista (guitarra, violão e banjo) em orquestras de teatro musical, tendo participado das produções “Hair”, “Fame, o Musical”, “Alô, Dolly!”, “Cazuza, Pro Dia Nascer Feliz”, “Mulheres à Beira de um Ataque de Nervos”, “Ou Tudo, Ou Nada”, “Rocky Horror Show”, “Rent”, “Annie”, “Billy Elliot, o Musical” e “Escola do Rock”.

Mediador

Rodrigo Morandi

ver bio

Bacharel em Guitarra pela Faculdade de Artes Alcântara Machado (FAAM), é professor de violão e guitarra desde 1999 e no Vértice Espaço Cultural desde 2015.

Investimento

R$ 478,00

Consulte horários e turmas disponíveis nos canais abaixo:

Confira matérias que podem ser de seu interesse

link postagem
5 motivos para fazer aula de sapateado

5 motivos para fazer aula de sapateado

O sapateado vai além da dança, e pode trazer muitos benefícios. Clique e descubra 5 bons motivos para fazer aula de sapateado.

Postado em 21/10/2019

link postagem
Sexta no VEC: veja tudo o que rolou por aqui

Sexta no VEC: veja tudo o que rolou por aqui

O Vértice Espaço Cultural promoveu um evento superbacana que agitou o espaço e contou com diversas atrações. Dá só uma olhada.

Postado em 07/10/2019

link postagem
5 razões para você começar a ler HQ

5 razões para você começar a ler HQ

Quer ler mais e não sabe por onde começar? Listamos 5 razões para você começar a ler HQ hoje mesmo e expandir sua visão e criatividade.

Postado em 24/09/2019

link postagem
O novo site do Vértice Espaço Cultural está no ar

O novo site do Vértice Espaço Cultural está no ar

O site do Vértice Espaço Cultural está com um visual mais moderno e com maior usabilidade para que você possa encontrar o que procura de forma simples e intuitiva.

Postado em 24/09/2019

Cursos em destaque