Música

Guitarra

Aprender a tocar guitarra envolve adquirir e desenvolver um conjunto de habilidades físicas e mentais específicas. Aqui no VEC o processo de aprendizagem acontece na aula de guitarra de forma descomplicada e divertida. Com a orientação de um professor qualificado, as aulas de guitarra são personalizadas de acordo com a idade (a partir de 7 anos) e objetivo do aluno em relação à guitarra, apoiando a construção de conhecimento em cinco pilares 1. musicalização: percepção, escuta e compreensão dos diferentes aspectos da linguagem musical; 2. técnica: preparo físico das mãos e do corpo para tirar do instrumento o som desejado; 3. criatividade: interpretação, composição e improvisação; 4. leitura musical: escrita gráfica (alternativa), escrita tradicional, cifras e tablatura, por meio de exercícios musicalmente atrativos e progressivos; 5. material: escolha de repertório adequado ao nível de aprendizado do aluno para proporcionar uma experiência musical significativa, utilizando arranjos de músicas conhecidas – de diferentes gêneros musicais - para que os alunos de bateria desenvolvam e consolidem os conteúdos aprendidos. A guitarra é um instrumento harmônico e melódico, isso significa que ela é capaz de produzir mais de um som ao mesmo tempo e, assim, exercer mais de uma função musical, como acompanhar um cantor ou solista e/ou ser o instrumento solista da apresentação. Existem três tipos básicos de guitarra elétrica. A guitarra sólida, a guitarra semiacústica e a guitarra acústica. Estes tipos se dedicam em estilos musicais diferentes, sendo a guitarra sólida a mais popular e versátil. Assim, ela aparece em quase todos os gêneros musicais em que uma guitarra pode atuar. As guitarras acústica e semiacústica são instrumentos com características de som particulares: com seu timbre aveludado e doce, são as preferidas dos guitarristas de blues e jazz. O objetivo de tocar guitarra é... tocar guitarra! Tocar as músicas que gostamos é uma grande realização, mas aprender a linguagem musical na prática, tocando um instrumento, estimula áreas do cérebro que não são ativadas por nenhuma outra atividade. Entre os benefícios, comprovados cientificamente, estão a melhora da concentração, atenção, memória, habilidades espaciais e matemáticas, além da auto expressão, da criatividade, compreensão da importância da disciplina e persistência. A guitarra elétrica como conhecemos, tem sua origem no final dos anos 1940, quando o músico – e inventor – Leo Fender desenvolveu o primeiro modelo de guitarra elétrica, batizado de Broadcaster e, posteriormente, Telecaster. Porém, em 1954, a Fender Musical Instruments apresenta ao mundo a sua maior invenção, a guitarra Fender Stratocaster, imortalizada nas mãos de Buddy Holly, Jimi Hendrix e Eric Clapton.

Mediação

Mediador

Demétrius Carvalho

ver bio

Músico, produtor, arranjador, compositor, instrumentista e professor graduado em música pela UECE. Estudou composição na Unicamp. Atua como professor de violão, guitarra e baixo (elétrico e acústico). Possui, em sua trajetória, apresentações em diversos estilos musicais tendo atuado com nomes como Babélico, Bonjour Pará, Edgard Scandurra e Lua, entre outros. Pesquisador sobre o ensino de música em tempos de internet.

Mediador

Diogo Cardoso

ver bio

Guitarrista e violonista formado na Universidade Livre de Música, com especialização em guitarra com o mestre Mozart Mello e em guitarra jazz com Tom Dempsey (New York Jazz Academy). É professor de violão, guitarra, ukulele e teoria da Música; arranjador, copista e multiinstrumentista (guitarra, violão e banjo) em orquestras de teatro musical, tendo participado das produções “Hair”, “Fame, o Musical”, “Alô, Dolly!”, “Cazuza, Pro Dia Nascer Feliz”, “Mulheres à Beira de um Ataque de Nervos”, “Ou Tudo, Ou Nada”, “Rocky Horror Show”, “Rent”, “Annie”, “Billy Elliot, o Musical” e “Escola do Rock”.

Mediador

Rodrigo Morandi

ver bio

Bacharel em Guitarra pela Faculdade de Artes Alcântara Machado (FAAM), é professor de violão e guitarra desde 1999 e no Vértice Espaço Cultural desde 2015.

Investimento

R$ 478,00

Consulte horários e turmas disponíveis nos canais abaixo:

Confira matérias que podem ser de seu interesse

link postagem
Bons motivos para fazer curso de teatro em qualquer idade

Bons motivos para fazer curso de teatro em qualquer idade

Quer fazer curso de teatro, mas está em dúvida? Listamos cinco bons motivos para estudar teatro no VEC e brilhar nos palcos da vida.

Postado em 18/09/2019

link postagem
Vértice Espaço Cultural promove evento para inauguração da fachada

Vértice Espaço Cultural promove evento para inauguração da fachada

Venha participar da primeira 6ª no VEC. Confira a programação completa.

Postado em 13/09/2019

link postagem
Ciclo de palestras para Educadores

Ciclo de palestras para Educadores

O Vértice Espaço Cultural e a Neuroconecte promovem o Ciclo de Palestras para Educadores. Confira a programação completa.

Postado em 22/08/2019

link postagem
Apresentação oral: 3 dicas para falar em público sem travar

Apresentação oral: 3 dicas para falar em público sem travar

​O medo de falar em público tem tirado algumas oportunidades de você? Veja algumas dicas e drible o medo na hora de falar em público.

Postado em 12/08/2019

Cursos em destaque