Música

Canto coral para 3ª idade: A voz da experiência

Relações espontâneas e especiais nascem dos ambientes musicais, principalmente de canto coral. Enriquecem a construção da personalidade, dos símbolos, dos significantes nos pequenos, enquanto apaixonam os mais velhos.
 

Aprofundar os fundamentos do coro por meio de orientações fará com que o participante do grupo cresça e o coral se desenvolva musicalmente, o que vai um pouco além do que apenas se ambientar com repertório dado. Aqui no VEC, os ensaios do coral acontecem de forma divertida, leve e objetiva. Com a orientação da regente, os ensaios do coral são preparados de acordo com os objetivos do grupo em relação ao coral, apoiando a construção do conhecimento musical em quatro aspectos:

  1. musicalização: percepção, escuta e compreensão dos diferentes aspectos da linguagem musical;
  2. técnica: preparo muscular do aparelho fonador através dos exercícios de técnica vocal e do corpo para se conhecer melhor e produzir o som desejado;
  3. criatividade: interpretação do repertório;
  4. material: escolha de repertório adequado para proporcionar uma experiência musical significativa, utilizando arranjos de diferentes gêneros musicais, aproximando o contato com músicas nacionais, internacionais, populares, folclóricas, sacras, etc.

Cantar bem não é resultado apenas do conhecimento técnico da voz, adquirido através de exercícios e técnica vocal, mas também do corpo como um todo; envolve diversas áreas que resultam no conhecimento de si próprio e do outro.
 

A voz é um elemento especial para a expressividade, comunicação, interação, socialização e a qualidade de vida das pessoas. A experiência musical traz benefícios que atualmente são comprovados por estudos na área da neurociência, pois os meios utilizados pelo cérebro humano para a compreensão dessa inteligência unem-se em capacidades complexas como a percepção, a emoção, cognição, aprendizagem, memória e ação. Isso significa que a melhora da atenção, concentração, desenvolvimento da criatividade, autoconfiança, da auto expressão e valores como disciplina e persistência podem ser ampliados pela participação em um coral, além de colaborar com a redução reduzir sintomas de ansiedade e depressão.

Mediação

Mediador

Ana Raquel Alonso

ver bio

Mestranda em música pela UNICAMP, é formada em Regência pela UNESP e possui pós-graduação pela Faculdade de Música Carlos Gomes. Participou de diversos festivais de música, workshops e masterclasses onde estudou com grandes maestros e professores. Desenvolve carreira como regente, professora de violão e musicalização, atuando em escolas de música, projetos extracurriculares, UNESCO.

VEC

Classificação etária

Terceira idade

Investimento

R$ 100,00

Bolsas e descontos:
Professores do Colégio Vértice e professores da rede pública serão contemplados com 5 bolsas integrais, concedidas por ordem de inscrição. Os demais professores destes segmentos, receberão desconto de 75%. Profissionais da área de educação e estudantes em geral têm desconto de 50%.
Para este benefício, entrar em contato pelo email: contato@verticeespacocultural.com.br

Turma I


Quinta-feira
19h30 às 20h30

Inscreva-se

Turma II


Quinta-feira
19h30 às 21h

Inscreva-se

Quer saber mais?

Entre em contato por

Confira matérias que podem ser de seu interesse

link postagem
Bons motivos para fazer curso de teatro em qualquer idade

Bons motivos para fazer curso de teatro em qualquer idade

Quer fazer curso de teatro, mas está em dúvida? Listamos cinco bons motivos para estudar teatro no VEC e brilhar nos palcos da vida.

Postado em 18/09/2019

link postagem
Vértice Espaço Cultural promove evento para inauguração da fachada

Vértice Espaço Cultural promove evento para inauguração da fachada

Venha participar da primeira 6ª no VEC. Confira a programação completa.

Postado em 13/09/2019

link postagem
Ciclo de palestras para Educadores

Ciclo de palestras para Educadores

O Vértice Espaço Cultural e a Neuroconecte promovem o Ciclo de Palestras para Educadores. Confira a programação completa.

Postado em 22/08/2019

link postagem
Apresentação oral: 3 dicas para falar em público sem travar

Apresentação oral: 3 dicas para falar em público sem travar

​O medo de falar em público tem tirado algumas oportunidades de você? Veja algumas dicas e drible o medo na hora de falar em público.

Postado em 12/08/2019

Cursos em destaque