Música

Bateria

Aprender a tocar bateria envolve adquirir e desenvolver um conjunto de habilidades físicas e mentais específicas. Aqui no VEC o processo de aprendizagem acontece na aula de bateria de forma descomplicada e divertida. Com a orientação de um professor qualificado, as aulas de bateria são personalizadas de acordo com a idade (a partir de 7 anos*) e objetivo do aluno em relação à bateria, apoiando a construção de conhecimento em cinco pilares 1. musicalização: percepção, escuta e compreensão dos diferentes aspectos da linguagem musical; 2. técnica: preparo físico das mãos e do corpo para tirar do instrumento o som desejado; 3. criatividade: interpretação, composição e improvisação; 4. leitura musical: escrita gráfica (alternativa), escrita tradicional, por meio de exercícios musicalmente atrativos e progressivos; 5. material: escolha de repertório adequado ao nível de aprendizado do aluno para proporcionar uma experiência musical significativa, utilizando arranjos de músicas conhecidas – de diferentes gêneros musicais - para que os alunos de bateria desenvolvam e consolidem os conteúdos aprendidos. A bateria é um instrumento musical fundamental para diferentes formações instrumentais. Ela é a responsável pela base rítmica das músicas em que participa, garantindo a regularidade da pulsação, a base rítmica para todos os instrumento. Assim a bateria está presente em bandas de rock, grupos de jazz, samba, em coletivos e orquestras. A configuração básica de uma bateria inclui chimbau (prato duplo), caixa, prato de condução, prato de ataque, dois tom-tons e bumbo, mas é possível acrescentar os instrumentos que o baterista quiser, de acordo com o gênero musical em que o instrumento será utilizado. O objetivo de tocar bateria é... tocar bateria! Tocar as músicas que gostamos é uma grande realização, mas aprender a linguagem musical na prática, tocando um instrumento, estimula áreas do cérebro que não são ativadas por nenhuma outra atividade – especialmente a bateria, por realizar movimentos simultâneos e diferentes com as duas mãos e os dois pés. Entre os benefícios, comprovados cientificamente, estão a melhora da concentração, atenção, memória, habilidades espaciais e matemáticas, além da auto expressão, da criatividade, compreensão da importância da disciplina e persistência. A ideia de reunir diferentes instrumentos de percussão de modo que pudessem ser tocados por uma só pessoa acontece no final do século 19. O percussionista Edward “Dee Dee Chandler”, de New Orleans, desenvolveu uma forma de tocar o bumbo acionado por um pedal enquanto tocava caixa e é a partir desse conceito que se desenvolveu a bateria como conhecemos hoje. *aulas para alunos a partir de 4 anos em horários diferenciados, sujeito à disponibilidade de vagas. Professores: Max Sallum, Thiago Camargo, Thiago Rojo e Wilson Dias

Mediação

Mediador

Max Sallum

ver bio

Possui curso superior e especialização pela FGV na área de publicidade e propaganda, é baterista profissional e professor de música formado pelo CLAM (Zimbo Trio) tendo sido aluno de Lelo Izar e Rubinho Barstotti. Participou de cursos e workshops no Brasil e EUA, com professores como Dennis Chambers, Billy Cobham, Tony Williams, Steve Gadd, Dave Weckl. É professor de bateria há 20 anos e músico atuante em gravações e shows com renomados artistas da música pop e do jazz.

Mediador

Thiago Camargo

ver bio

Licenciando em Música pela Faculdade Claretiano, atua como professor de bateria e cajon e também como músico em projetos de rock, pop, blues, jazz, baião, entre outros estilos musicais, com vasta experiência prática.

Mediador

Thiago Rojo

ver bio

Bacharel em Bateria – música popular pela Faculdade Cantareira e Pós-Graduado em Música Popular pela FACCAMP, tendo estudado com o mestre Bob Wyatt, Lílian Carmona (ritmos latinos) e Realcino Filho (Nenê). Atua como professor de bateria e disciplinas teóricas em escolas de música.

Mediador

Wilson Dias

ver bio

Professor de bateria, percussão e música na escola regular, é baterista, arranjador e autor de quatro métodos para o estudo da bateria – para alunos a partir de 4 anos – e um método de percussão. Em sua formação transitou pela música popular e erudita com professores renomados do Brasil e do exterior. Já tocou com artistas da música popular, erudita e em gravações de música instrumental brasileira. Foi supervisor musical da revista “Batera & Percussão” e colunista na “revista Teclado & Piano”.

Investimento

R$ 478,00

Consulte horários e turmas disponíveis nos canais abaixo:

Confira matérias que podem ser de seu interesse

link postagem
Bons motivos para fazer curso de teatro em qualquer idade

Bons motivos para fazer curso de teatro em qualquer idade

Quer fazer curso de teatro, mas está em dúvida? Listamos cinco bons motivos para estudar teatro no VEC e brilhar nos palcos da vida.

Postado em 18/09/2019

link postagem
Vértice Espaço Cultural promove evento para inauguração da fachada

Vértice Espaço Cultural promove evento para inauguração da fachada

Venha participar da primeira 6ª no VEC. Confira a programação completa.

Postado em 13/09/2019

link postagem
Ciclo de palestras para Educadores

Ciclo de palestras para Educadores

O Vértice Espaço Cultural e a Neuroconecte promovem o Ciclo de Palestras para Educadores. Confira a programação completa.

Postado em 22/08/2019

link postagem
Apresentação oral: 3 dicas para falar em público sem travar

Apresentação oral: 3 dicas para falar em público sem travar

​O medo de falar em público tem tirado algumas oportunidades de você? Veja algumas dicas e drible o medo na hora de falar em público.

Postado em 12/08/2019

Cursos em destaque