ArtesArtes Visuais

#asfloresnocaminho: Estimulando as capacidades apreciativas

O curso propõe o estímulo as capacidades apreciativas do indivíduo junto ao seu ambiente cotidiano e o aproximando da Arte e do bem-estar.


Programa:

  1. O olhar "comum": vivências, perspectivas, arte. Na pressa do cotidiano, há inúmeros fatores (objetos, pessoas, valores...) que passam despercebidos. Aquilo que não percebemos, deixa de ter importância e possível influência no dia-a-dia. De que forma a escolha do foco interfere na qualidade de vida de cada um? Como estabelecer uma ou mais pontes entre realidade, observação e arte?
  2. O projeto e a vida real. #asfloresnocaminho Como aconteceu o #asfloresnocaminho? Um bate-papo sobre a origem do projeto, o conceito de semente, os efeitos ressonantes e seus desdobramentos no mundo real, exatamente onde tudo começou.
  3. Capacidades apreciativas: um passo antes da gratidão. Para que a gratidão seja verdadeira, é preciso saber pelo que estamos agradecendo. E para conhecer o real motivo do agradecimento, é necessário exercitar a atenção e a consciência, expandindo, na medida do possível a exploração multissensorial do ambiente em que estamos inseridos.
  4. Implicações terapêuticas da consciência plena: sugestões de vivências práticas no dia-a-dia. Conversando sobre as evidências neuro-científicas das repercussões do estímulo das capacidades apreciativas e seus desdobramentos sobre a saúde e o bem-estar.

Mediação

Mediador

Floriana Bertini

ver bio

Formada pela Faculdade de Medicina na Universidade de Santo Amaro (1989-1995), e especializações de Clínica Médica (1996-1997), Cardiologia Clínica (1998-1999) e Medicina Nuclear (200-2001), todas no complexo do Hospital das Clínicas e Instituto do Coração, da faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, HC e InCor FMUSP. É médica cardiologista em seu consultório desde o ano de 2001. Em 2010, iniciou sua produção literária voltada ao público infantil com a coleção “Amor de Mãe”: dez livros em textos rimados envolvendo situações do cotidiano entre mães e filhos, utilizando personagens do mundo animal. Em 2012, concebeu uma “ponte” entre a sua área de atuação profissional, a Medicina, e a Literatura Infantil, desenvolvendo o projeto “Criança gosta de saber...”: duas coleções de quatro livros cada, a primeira dedicada à transmissão de informações referentes a procedimentos preventivos (imunização) e diagnósticos (coleta de sangue, urina e métodos de imagem), e a segunda abordando sentimentos e emoções potencialmente envolvidos em situações de vivências hospitalares (medo, dor, raiva e morte). O objetivo principal de ambas é a utilização de elementos lúdicos e linguagem inteligível para a faixa etária (primeira infância) com a intenção de reduzir a ansiedade e o desconforto inerentes a vivências hospitalares. Em 2014, iniciou a coleção “Viagem para dentro”, composta por textos em prosa que abordam valores e conceitos relacionados ao equilíbrio, bem-estar e saúde emocional das crianças, à luz das forças e virtudes que regem o comportamento humano, de acordo com os preceitos da Psicologia Positiva. Em janeiro de 2016, concebeu o projeto #asfloresnocaminho: durante um ano, se propôs a postar em rede social a fotografia de uma flor encontrada sem desviar do caminho, registrada com a câmera do celular, uma por dia, todos os dias, acompanhada de pequenas reflexões, com o objetivo de treinar as capacidades apreciativas em pequenos exercícios de atenção plena. Em fevereiro de 2016, iniciou a atividade de palestrante com foco em Saúde, Felicidade e Bem-estar, com diversas participações em eventos em São Paulo, Brasília, Belo Horizonte e Ouro Preto.

Classificação etária

Adulto

Investimento

R$ 320,00

Professores do Colégio Vértice e professores da rede pública serão contemplados com 5 bolsas integrais, concedidas por ordem de inscrição. Os demais professores destes segmentos, receberão desconto de 75%. Profissionais da área de educação e estudantes em geral têm desconto de 50%.

Turma

de 04/09/2019 a 25/09/2019
(4 encontros)

Quarta-feira
19h30 às 21h30

Nota: Esse curso será realizado em nova data. Clique em Avise-me para ser notificado

Avise-me

Quer saber mais?

Entre em contato por

Confira matérias que podem ser de seu interesse

link postagem
Bons motivos para fazer curso de teatro em qualquer idade

Bons motivos para fazer curso de teatro em qualquer idade

Quer fazer curso de teatro, mas está em dúvida? Listamos cinco bons motivos para estudar teatro no VEC e brilhar nos palcos da vida.

Postado em 18/09/2019

link postagem
Vértice Espaço Cultural promove evento para inauguração da fachada

Vértice Espaço Cultural promove evento para inauguração da fachada

Venha participar da primeira 6ª no VEC. Confira a programação completa.

Postado em 13/09/2019

link postagem
Ciclo de palestras para Educadores

Ciclo de palestras para Educadores

O Vértice Espaço Cultural e a Neuroconecte promovem o Ciclo de Palestras para Educadores. Confira a programação completa.

Postado em 22/08/2019

link postagem
Apresentação oral: 3 dicas para falar em público sem travar

Apresentação oral: 3 dicas para falar em público sem travar

​O medo de falar em público tem tirado algumas oportunidades de você? Veja algumas dicas e drible o medo na hora de falar em público.

Postado em 12/08/2019

Cursos em destaque