Como incentivar a leitura, a escrita e o conhecimento dentro do mundo digital

O curso parte do pressuposto de que, quando o ensino de língua portuguesa centrado na gramática normativa vai perdendo espaço para o ensino centrado na leitura e na produção de textos, durante os anos de 1980, um grande desafio se coloca para os professores e para os estudantes. Em um dos seus eixos a formação de leitores para o exercício da criticidade em um mundo pautado nas redes sociais e na virtualidade, o desafio que se coloca ao formar leitores é o de torná-los capazes de compreender o texto e superá-lo, produzindo novos conhecimentos.

Em função deste pressuposto, o curso visa a fornecer aos alunos conhecimentos e estratégias para a leitura e a escrita a respeito de um tema escolhido pelo aluno e relacionado com a temática do curso de modo a proporcionar condições para produzir um trabalho útil para o cotidiano. Consideramos útil aquele texto significativo que possa representar um avanço no campo laboral, emocional ou estudantil do participante do curso.

Com Valdir Heitor Barzotto

Início: 21/5


• 4 encontros:
Maio:
21 e 28. Junho: 4 e 11

• 3ª f., das 19h30 às 21h

 

Investimento: R$ 320,00

  • Professores da rede pública e do Vértice terão 5 bolsas integrais, por sorteio, cada grupo. Se houver mais interessados desses grupos, incluindo funcionários do Vértice, terão desconto de 75%.
  • Profissionais da área de educação e estudantes em geral têm desconto de 50%.
  • Os demais pagam integralmente.

Pagamento: Depósito em conta e boleto.

Inscrição:
contato@verticeespacocultural.com.br
ou tel. : 5090.1645

Professor: Valdir Heitor Barzotto

Professor Livre Docente da Faculdade de Educação da USP (2013). Pós-doutorado na Universidade Paris 8, Laboratoire d´études romanes, équipe de linguistique des langues romanes, Approches comparatives des langues romanes: discours, lexique, grammaire (2010) - bolsa FAPESP. Com bolsa de Recém-Doutor (CNPq) desenvolveu projeto de pesquisa em continuação aos estudos desenvolvidos no doutorado e atuou como docente na Graduação e no Programa de Pós-Graduação em Linguística e Língua Portuguesa da FCL/UNESP/Araraquara. Doutorado em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas (1998) - bolsa CAPES, com estágio na École des Hautes Études en Sciences Sociales (Paris - França, 1996-1997) - bolsa CNPq. Mestrado em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas (1992) - bolsa CAPES. Especialização em Metodologia e Prática do Ensino de Língua Portuguesa pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (1988). Graduação em Letras pela Universidade Federal do Paraná (1986). Ministra, desde 2001, as disciplinas Metodologia do Ensino de Português, Metodologia do Ensino de Linguística, Metodologia do Ensino de Português: a alfabetização e Leitura e Produção de Textos. Atua no Programa de Pós-Graduação em Educação da FE/USP e de Pós-Graduação em Filologia e Língua Portuguesa da FFLCH/USP.