Pensamento Outros

Filmes sobre matemática para se apaixonar

Postado em 31/07/2019

Blog

A matemática está presente em tudo que está a nossa volta. Apesar da maioria das pessoas realizarem cálculos matemáticos, definirem proporções e pensarem no troco sem relacionar essas simples operações com o que é ensinado em sala de aula, a matemática é importante não somente para tirar boas notas, mas para facilitar a forma como nos relacionamos com o mundo. 

Quem é professor sabe que prender a atenção dos alunos em sala de aula e tornar o estudo dos cálculos matemáticos mais atrativo não é tarefa das mais fáceis. E para facilitar essa difícil missão, os filmes sobre matemática podem ser uma ferramenta bastante dinâmica e divertida para estimular o interesse pelo assunto. 

Você já deve ter percebido que muitos filmes utilizam a matemática como um elemento central em suas tramas. Eles nos fazem perceber que a disciplina é um instrumento facilitador na nossa vida, e não o oposto. 

Outro ponto bastante relevante e que não pode ser deixado de lado é o fato dos cálculos matemáticos serem uma ferramenta transformadora, e esses filmes sobre matemática nos auxiliam a conhecer nomes importantíssimos que, inclusive, mudaram o curso da história com algumas de suas descobertas. 


Gostou das dicas e quer algumas sugestões de filmes sobre matemática para assistir? Nós preparamos uma lista incrível para você. Vem ver! 

 

Gênio Indomável

O filme de Gus Van Sant retrata a história de Will Hunting, um jovem problemático que revela-se um verdadeiro gênio para números. Uma curiosidade sobre o filme é que as equações que aparecem na abertura são uma técnica matemática que utiliza as chamadas Séries de Fourier, que aproximam funções a partir de cálculos com senos e cossenos. 

 

π (Pi)

O filme de Darren Aronofsky conta a vida de Max (Sean Gullette), um jovem gênio da matemática e da lógica que consegue construir um supercomputador que o faz compreender toda a existência da vida na Terra, após identificar que todos os eventos se repetiam após um determinado período. 

Inteligente e sombrio, o nome do filme é uma referência a π (Pi), proporção numérica entre a circunferência de um círculo e seu diâmetro, que tem sempre o mesmo valor: 3,14159… — um número irracional, com um infinito número de casas decimais. 

 

A Sala de Fermat 

Dirigido por Luis Piedrahita e Rodrigo Sopeña, a produção espanhola narra a história de quatro matemáticos desconhecidos que receberam um misterioso convite para uma reunião para decifrar o desafio de lógica mais importante que já receberam. 

Para quem gosta de suspense, a Sala de Fermat é uma boa pedida e segue a linha do filme “Jogos Mortais”. Vale a pena assistir! 

 

O Homem que Viu o Infinito

O filme mostra o preconceito de uma época contra o pioneirismo de Srinavasa Ramanujan, um gênio da matemática que,  mesmo depois de um século de sua morte, continua tendo suas teorias comprovadas e aplicadas no desenvolvimento de softwares e no estudo de buracos negros.

 

O Jogo da Imitação 

Inspirado na história real do gênio matemático e pai da computação Alan Turing, o filme mostra a época que ele atuou na Segunda Guerra Mundial trabalhando com uma equipe para descriptografar mensagens enviadas pelo exército nazista.

A trama também aborda pontos mais pessoais da vida do matemático, que sofreu grande preconceito e repressão na época por conta de sua opção sexual, chegando até mesmo a sofrer castração química. 


Como Eu Odiava Matemática

"Meu destino é não ter jeito para a matemática!” exclama uma adolescente francesa. "Eu sou bom em matemática, mas não gosto dela!”, diz outro estudante americano. Partindo de premissas como essa, o documentário mostra como a matemática se faz presente em nossas vidas e qual o motivo dela ser tão odiada, apesar de sua importância para o mundo de hoje. 

Como Eu Odiava Matemática viaja pelos quatro cantos do mundo para perguntar e entender o motivo do ódio das pessoas pela matemática. Ao mesmo tempo, o diretor levanta problemas no ensino, como currículos defasados e distantes da realidade dos alunos.



Conteúdo relacionado

Cursos em destaque

Faça-nos uma visita!

Prédio 1: R. Vieira de Morais, 197 | Prédio 2: R. Vieira de Morais, 217 - Campo Belo, São Paulo, SP - CEP: 04617-000
Horário de funcionamento: 2ª a 6ª feira, das 9h30 às 21h30