Outros

Apresentação oral: 3 dicas para falar em público sem travar

Postado em 12/08/2019

Blog Palestras, apresentações e reuniões de trabalho são verdadeiros momentos de angústia? Saiba que você não está sozinho. Mais comum do que se imagina, o medo de falar em público atinge 75% da população mundial, apontam estudos científicos.

Conhecido como glossofobia, o medo de falar em público, segundo levantamento publicado no site Psychology Today, atinge três a cada quatro pessoas e os sintomas podem ir muito além do simples friozinho na barriga. 

No entanto, muita calma: se você faz parte dos tímidos que não gostam de se apresentar para outras pessoas, mas tem que encarar o público, saiba que existem muitas formas de driblar a paúra. E para podermos auxiliar nesta desafiadora tarefa, selecionamos algumas dicas abaixo. 

 

Como falar em público sem travar


1. Treine muito (inclusive em frente ao espelho)

Ter domínio sobre o assunto que você vai apresentar, certamente, vai lhe dar mais segurança. Por isso, é importante dedicar um tempo para estudar sobre o que vai apresentar e, assim, aumentar sua bagagem de conhecimento sobre o tema. 

Treine também sua desenvoltura verbal. A dica é ir para a frente do espelho e passar toda a sua apresentação, em voz alta, quantas vezes for necessário, até estar se sentindo seguro. 

2. Faça uma apresentação em PowerPoint para servir de apoio

Boa parte do medo de falar em público vem do fato de poder esquecer algo. E para que o esquecimento não seja um empecilho, faça uma apresentação simples e resumida, utilizando  palavras-chave referentes a cada item que você terá de falar: assim, não correrá o risco de deixar passar algo. 

3. Enalteça suas aptidões e explore-as

O que você possui e que pode auxiliar na hora da apresentação? É o humor, o entusiasmo que fala sobre um assunto, a paciência de explicar cada detalhe de forma didática, ou mesmo a sua simpatia são seus pontos de ouro. Descubra suas características e use-as a seu favor na hora de se comunicar.


Agora que você já tem as dicas para não travar na hora de falar em público, que tal montar a sua apresentação oral? André Martins Lopes Calou, professor de inglês e do curso Presentation Skills do Vértice Espaço Cultural, dá as dicas. 

Monte um brainstorm da sua apresentação

Coloque no papel tudo o que imaginou sobre sua apresentação, por exemplo: 

• O que vou apresentar? Por quê? Pra quem? Como?
• O que o público que me ouve espera ouvir?
• O que este público sabe sobre o assunto?

Faça um planejamento de como será sua apresentação

Pense em todos os pontos da sua apresentação, levando em conta:

Tempo da apresentação
Sensibilização - como conectar as pessoas com o tema
Tear - como compartilhar o assunto e de que forma ele se enreda com o público ou como pode se entrelaçar à experiência do público?

Faça seu plano de ação

Para realizar a apresentação serão necessárias algumas ações. Liste-as, a fim de favorecer o processo de execução da sua apresentação. 

 Enlightenment (Iluminação) 

Como resultado final, você espera que o público se ilumine com a sua apresentação, não é mesmo? Então prepare um desfecho para sua apresentação, e procure trazer ao público:

• Uma reflexão que pode ser feita a partir da apresentação?
• Qual conhecimento teórico pode ter sido adquirido pela escuta?
• Qual conhecimento pode ter sido adquirido por meio da vivência na interação?


Postado por

Mediador

Vértice Espaço Cultural

Conteúdo relacionado

Cursos em destaque

Faça-nos uma visita!

Prédio 1: R. Vieira de Morais, 197 | Prédio 2: R. Vieira de Morais, 217 - Campo Belo, São Paulo, SP - CEP: 04617-000
Horário de funcionamento: 2ª a 6ª feira, das 9h30 às 21h30