Outros

5 motivos para fazer aula de sapateado

Postado em 21/10/2019

Blog Conhecida por desenvolver a musicalidade e a coordenação motora, o sapateado vai muito além!

Muita gente ainda não sabe, mas a prática proporciona vantagens à saúde e ao bem-estar, como o desenvolvimento do tônus muscular e do ritmo. 

Antes de tudo é preciso entender que o sapateado tem como principal característica os sons produzidos pelos dançarinos com os sapatos ao entrar em contato com o chão, transformando-os em verdadeiros instrumentos de percussão. 

O sapateado inglês tem uma origem mista, pois é uma mistura das danças irlandesas e africana com tambores, ritmos e movimentos. A condução é feita tanto pela imagem estética da dança quanto pelo som produzidos pelos pés.

Por isso essa modalidade também é um instrumento musical, porque trabalha o som e o silêncio. 

Estudos comprovam que os movimentos de dança são importantes para o equilíbrio e a visão espacial, uma vez que se assemelham aos treinos de resistência e flexibilidade. 

As aulas de sapateado também favorecem a memória e as habilidades cognitivas, ou seja, ajudam a melhorar a estrutura cerebral trabalhando a plasticidade do hipocampo, o que previne os efeitos do envelhecimento no cérebro. 

Curtiu tudo o que a dança pode proporcionar e quer conhecer outros benefícios do sapateado? Nós listamos abaixo 5 bons motivos para você começar hoje mesmo as aulas de sapateado. 
 

Ajuda a emagrecer


Durante uma aula de sapateado é possível queimar 450 calorias em apenas uma hora, claro, dependendo da intensidade do exercício. Então, se o seu objetivo com a dança é emagrecer, as aulas de sapateado podem ser o que você procurava.
 

Tônus muscular


A dança atua sobre todo o corpo, especialmente os membros inferiores, a partir dos diversos movimentos do pés.

E mais: por causa dos movimentos realizados durante a dança, o sapateado ajuda ainda a melhorar a postura e desenvolver a flexibilidade.
 

Estimula a coordenação motora


Quem já tentou seguir os movimentos da dança sabe que não é fácil acompanhar uma aula de sapateado, pois é preciso ter muita atenção e resistência física. Mas o lado positivo disso é que ela contribui para o desenvolvimento da coordenação motora, pois estimula o equilíbrio e a visão espacial. 
 

Aumenta a autoestima 


O sapateado ajuda a desinibir, trazendo mais confiança e elevando o amor-próprio.
 

Promove interação social


Quando a dança é realizada em grupo, o sapateado ajuda a melhorar o convívio com outras pessoas. Por ser uma atividade lúdica e recreativa, ao fazer uma aula de sapateado você se diverte enquanto dança. 


Gostou dos benefícios da dança e quer começar a praticar hoje mesmo? Saiba mais sobre as aulas de sapateado do VEC e inscreva-se!

 

tags: dança sapateado



Postado por

Mediador

Vértice Espaço Cultural

Cursos em destaque

Faça-nos uma visita!

Prédio 1: R. Vieira de Morais, 197 | Prédio 2: R. Vieira de Morais, 217 - Campo Belo, São Paulo, SP - CEP: 04617-000
Horário de funcionamento: 2ª a 6ª feira, das 9h30 às 21h30