Linguagens

4 motivos para aprender um novo idioma

Postado em 12/08/2019

Blog Quando o assunto é aprender um novo idioma, diversas vezes ouvimos “sou velho demais para isso”. Mas, a verdade, é que não existe uma idade certa para começar a estudar, e nunca é tarde para aprender uma nova língua (ou o que você deseje!). 

Embora muitos estudos afirmem que as crianças possuem vantagens em relação à capacidade
de aprendizado de idiomas, não significa dizer que adultos não possam aprender uma nova língua.

O primeiro aspecto a ser observado é que as vantagens na aprendizagem significam que a
criança pode aprender mais rápido que um adulto em alguns quesitos, pelo fato de esta ser
naturalmente mais espontânea, com menos tendência para sentir medo ou vergonha.

Em segundo lugar, as pessoas com mais experiência possuem maior entendimento sobre suas
preferências e necessidades; por isso, conseguem montar estratégias de aprendizagem mais
assertivas, sem falar que com um repertório linguístico rico é mais fácil estabelecer relações
mais claras com o idioma que está sendo aprendido.

Não acredita? Conversamos com Edilene von Wallwitz, professora de Alemão do Vértice Espaço Cultural, para desmistificar alguns pontos e pegar algumas dicas para quem quer aprender um novo idioma.

 

Aprender um novo idioma na fase adulta é mais difícil ou isso é mito?


“Na verdade, não diria nem que é mais difícil, nem mais fácil. Tudo depende da sua relação com a língua”, esclarece a professora. Segundo ela, algumas relações são mais fáceis para crianças e jovens, outras para adultos. 

Por exemplo, segundo Edilene, uma criança não tem medo de errar ao se comunicar na língua estrangeira; por isso parece falar mais rápido que um adulto, que tem receio de "passar vergonha" ao cometer erros. 

Ela lembra, ainda, que as crianças também são mais maleáveis para aprender a pronúncia correta, pois ainda não têm toda a boca formada, e podem aprender o posicionamento correto da língua para um determinado som mais facilmente que um adulto. 

Entretanto, de outro lado, ela ressalta que adultos podem fazer associações com as regras gramaticais da língua materna e de outras línguas estrangeiras já aprendidas, o que facilita a construção de estruturas da língua, possibilitando deduzir muitas coisas por semelhança. 

Ela lembra ainda que crianças, muitas vezes, não têm maturidade para esse tipo de reflexão sobre a língua e não conseguem "transpor" associações entre as estruturas linguísticas. Ou seja, cada idade traz uma vantagem diferente para o processo de aprendizagem.

 

Quais dicas você daria para quem quer aprender uma nova língua?


Manter o máximo de contato com a língua, seja por meio de exercícios, músicas, filmes, viagens ou o que for possível é uma das formas mais eficientes para quem quer aprender um novo idioma. 

“O contato constante com a língua possibilita uma sensibilização para a língua estrangeira que facilitará o aprendizado. Além disso, para memorizar vocábulos e estruturas, deve-se repeti-los constantemente até que façam parte da memória longa”, indica a professora.

 

Além do aprendizado em si, quais outros benefícios cognitivos/culturais o processo de estudar um novo idioma pode trazer?


Sabemos que aprender um novo idioma é uma forma de abrir portas para um novo mundo, e junto com a língua aprende-se também a cultura do país em questão, o que aumenta a tolerância às diferenças, a capacidade de interação, a comunicação e a possibilidade de ver o mundo com outros olhos. 

De acordo com a professora, ao estudar um novo idioma descobre-se novas relações e possibilidades que até então não se sabia serem possíveis. “Até a relação com o próprio país muda quando aprendemos uma nova língua. Passamos a enxergar a própria identidade com outros olhos - tanto o que é positivo quanto negativo”, explica. 

Edilene esclarece ainda que ao aprender um novo idioma, o senso crítico é desenvolvido e temos vontade de melhorar no próprio país aquilo que encontramos de bom na cultura estrangeira. Além disso, segundo apontam estudos, o aprendizado de línguas estrangeiras ajuda cognitivamente no aprendizado de outras ciências, tais como a matemática. Isto é, as duas coisas estão intimamente ligadas.

 

Como é possível dominar uma língua rapidamente (para aquelas pessoas que, por questões profissionais, precisam aprender um idioma com urgência)?


Tudo depende do tempo e da motivação que se vai dedicar ao aprendizado - quanto maior for a relação com a língua, mais rápido será o aprendizado. “Se o contato com a língua for diário, o aprendizado será acelerado”, conclui a professora.

 



Cursos em destaque

Faça-nos uma visita!

Prédio 1: R. Vieira de Morais, 197 | Prédio 2: R. Vieira de Morais, 217 - Campo Belo, São Paulo, SP - CEP: 04617-000
Horário de funcionamento: 2ª a 6ª feira, das 9h30 às 21h30