#asfloresnocaminho:
Estimulando as capacidades apreciativas

O curso, dividido em 4 encontros, propõe o estímulo das capacidades apreciativas do indivíduo junto ao seu ambiente cotidiano, o aproximando da Arte e do bem-estar.

1º encontro:
O olhar "comum": vivências, perspectivas, arte.

Na pressa do cotidiano, há inúmeros fatores (objetos, pessoas, valores...) que passam despercebidos. Aquilo que não percebemos, deixa de ter importância e possível influência no dia-a-dia. De que forma a escolha do foco interfere na qualidade de vida de cada um? Como estabelecer uma ou mais pontes entre realidade, observação e arte?

2º encontro:
O projeto e a vida real. #asfloresnocaminho

Como aconteceu o #asfloresnocaminho? Um bate-papo sobre a origem do projeto, o conceito de semente, os efeitos ressonantes e seus desdobramentos no mundo real, exatamente onde tudo começou.

3º  encontro:
Capacidades apreciativas: um passo antes da gratidão.

Para que a gratidão seja verdadeira, é preciso saber pelo que estamos agradecendo. E para conhecer o real motivo do agradecimento, é necessário exercitar a atenção e a consciência, expandindo, na medida do possível, a exploração multissensorial do ambiente em que estamos inseridos.

4º encontro:
Implicações terapêuticas da consciência plena:  sugestões de vivências práticas no dia-a-dia.

Conversando sobre as evidências neuro-científicas das repercussões do estímulo, das capacidades apreciativas e seus desdobramentos sobre a saúde e o bem-estar.

Com Floriana Bertini

Início: 8/5


• 1 vez / semana
• 4 encontros:
Maio: 
8, 15, 22 e 29
• 4ª f., das 19h30 às 21h30


Público alvo: livre.

 

Investimento: R$ 400,00 

Pagamento: Depósito em conta e boleto.

Inscrição:
contato@verticeespacocultural.com.br
ou tel. : 5090.1645

Com Floriana Bertini

Formada pela Faculdade de Medicina na Universidade de Santo Amaro (1989-1995), e especializações de Clínica Médica (1996-1997), Cardiologia Clínica (1998-1999) e Medicina Nuclear (200-2001), todas no complexo do Hospital das Clínicas e Instituto do Coração, da faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, HC e InCor FMUSP. É médica cardiologista em seu consultório desde o ano de 2001. Atua como médica ergometrista no laboratório Fleury Medicina e Saúde desde maio de 2007 e do Serviço de Métodos Gráficos do Hospital Israelita Albert Einstein desde abril de 2010. 

Em 2010, iniciou sua produção literária voltada ao público infantil com a coleção “Amor de Mãe”: dez livros em textos rimados envolvendo situações do cotidiano entre mães e filhos, utilizando personagens do mundo animal. Em 2012, concebeu uma “ponte” entre a sua área de atuação profissional, a Medicina, e a Literatura Infantil, desenvolvendo o projeto “Criança gosta de saber...”: duas coleções de quatro livros cada, a primeira dedicada à transmissão de informações referentes a procedimentos preventivos (imunização) e diagnósticos (coleta de sangue, urina e métodos de imagem), e a segunda abordando sentimentos e emoções potencialmente envolvidos em situações de vivências hospitalares (medo, dor, raiva e morte).  O objetivo principal de ambas é a utilização de elementos lúdicos e linguagem inteligível para a faixa etária (primeira infância) com a intenção de reduzir a ansiedade e o desconforto inerentes a vivências hospitalares. Em 2014, iniciou a coleção “Viagem para dentro”, composta por textos em prosa que abordam valores e conceitos relacionados ao equilíbrio, bem-estar e saúde emocional das crianças, à luz das forças e virtudes que regem o comportamento humano, de acordo com os preceitos da Psicologia Positiva. Em janeiro de 2016, concebeu o projeto #asfloresnocaminho: durante um ano, se propôs a postar em rede social a fotografia de uma flor encontrada sem desviar do caminho, registrada com a câmera do celular, uma por dia, todos os dias, acompanhada de pequenas reflexões, com o objetivo de treinar as capacidades apreciativas em pequenos exercícios de atenção plena. Em fevereiro de 2016, iniciou a atividade de palestrante com foco em Saúde, Felicidade e Bem-estar, com diversas participações em eventos em São Paulo, Brasília, Belo Horizonte e Ouro Preto.

.